Você sabia? CNH vencida pode ser apresentada no embarque de voos domésticos

Você sabia? CNH vencida pode ser apresentada no embarque de voos domésticos


Autor:
Figueiredo & Ferreira


Em recente comunicado, a Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, informou que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo que vencida, será aceita como documento de identificação válido para embarque em voos nacionais em todo o território brasileiro.

Segundo o mesmo comunicado, a validade constante na CNH se refere exclusivamente ao prazo de validade dos exames de aptidão física e mental para condução de veículos automotores. Ou seja, para efeitos de identificação do passageiro em voos domésticos, referido documento permanece integralmente apto.

Esse novo entendimento amplia e favorece os passageiros, em relação aos documentos de identificação aceitos nos aeroportos para o embarque. Além da CNH, RG, CTPS, também servem como documento de identificação para voos nacionais documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro (carteira OAB, CRM, CREA, etc).

Vale ainda lembrar, que em casos de furto, roubo ou extravio de documento, o passageiro ainda pode utilizar o Boletim de Ocorrência, para embarques nacionais, dentro do prazo de 30 dias da emissão do boletim.

Assim, agora ao invés de jogar no lixo a antiga CNH no ato da renovação e recebimento da nova habilitação, vale a pena deixar a mesma muito bem guardada, próxima de seus documentos de viagem.