O golpe do falso protesto

O golpe do falso protesto


Autor:
Dr. Thomás de Figueiredo Ferreira


Toda semana, recebemos o contato de pelo menos um cliente, dizendo que um funcionário de cartório de uma cidade distante, entrou em contato com o mesmo por telefone, exigindo o pagamento de determinado valor através de transferência bancária, sob pena da realização de um protesto em nome da vítima e consequente negativação do CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Pessoal, esse é mais um GOLPE que inventaram para tirar dinheiro dos menos avisados, vale ficar atento e de imediato desconfiar !!! Isso porque, os cartórios de protesto de títulos JAMAIS ENTRAM EM CONTATO POR TELEFONE com ninguém, avisando sobre dívidas em aberto apontadas para protesto.

Outra característica é que o golpista sempre liga mencionando que o cartório está localizado em uma cidade distante, evitando justamente que a vítima possa se deslocar até o cartório de sua cidade e conferir a veracidade das informações. Aí reside outro ponto de alerta: o protesto de uma dívida deverá ser realizado sempre na cidade onde mora o devedor, e jamais em uma cidade remota ou até mesmo outros Estados.

Finalmente, nenhum pagamento de título protestado é efetuado via transferência bancária; a quitação é realizada diretamente no cartório de protesto pelo devedor ou via boleto bancário.

Infelizmente, com tempo e imaginação de sobra, os estelionatários sempre reinventam esquemas e histórias para ganharem dinheiro fácil. Fica a dica e, fiquem atentos!