Meu plano de saúde negou a cobertura. E agora?

Meu plano de saúde negou a cobertura. E agora?

Meu plano de saúde negou a cobertura. E agora?


Autor:
Figueiredo & Ferreira
Publicado em:
18-11-2014 00:00:00
Atualizado em:
19-02-2016 21:59:06

plano negou coberturaproblema com plano de saúdedireito médico


Tem se tornado cada vez mais frequentes os casos de conveniados que se deparam com a negativa dos planos de saúde para procedimentos médicos. Na tentativa de solucionar o problema brevemente, muitas vezes, o consumidor se sente obrigado a aceitar o posicionamento da seguradora e arcar com as despesas, que nem sempre são acessíveis. O que muitos não sabem é que tal cenário pode ser revertido com a ajuda de um advogado especializado.
“Documente, da melhor maneira possível, as recusas do plano, seja através de reclamações por telefone, anotando dia/hora da ligação e o nome da pessoa com quem conversou. O mais importante é a prova expressa, documental, das tentativas amigáveis”, afirma o advogado Thomás Figueiredo, do escritório Figueiredo e Ferreira. Ou seja, a primeira orientação é buscar todas as maneiras de resolver a situação pela via amigável.
As formas de resistência do plano são variadas. De acordo com Figueiredo, o escritório já registrou processos em que os planos alteravam os materiais cirúrgicos solicitados, opinavam sobre o tratamento apontado pelo médico e, ainda, determinavam o pagamento pelo material ou parte dele. “Em virtude de tratar-se de problemas de saúde, trabalhamos sempre com liminares, que autorizam o tratamento logo no ajuizamento do processo. Isso significa que o paciente não precisa esperar a conclusão do processo para, só depois, realizar a cirurgia”, salienta.
Geralmente, os processos são baseados em liberação de cirurgia e de tratamento, autorização de materiais e de exames de alto custo. Caso o conveniado já tenha pagado pelos materiais, também é possível ajuizar uma ação para solicitar a restituição dos valores ilegalmente cobrados.
Cases de sucesso
Durante os oito anos de atuação nesta área, o escritório Figueiredo e Ferreira já registrou inúmeros processos. A experiência permite conhecer e entender, de maneira clara, os requisitos necessários para a obtenção de liminares na área de saúde. “Já conseguimos cirurgia para pacientes impossibilitados de andar, por exemplo, como pagamentos de cirurgias com médicos e hospitais renomados. Enfim, temos histórias fantásticas com pessoas vencedoras contra suas doenças e nas batalhas judiciais contra os planos”, finaliza Figueiredo.

Sobre Figueiredo e Ferreira

O escritório Figueiredo e Ferreira Advocacia e Consultoria está sediado em Campinas há oito anos. Acompanhando as transformações da economia contemporânea, Figueiredo e Ferreira possui profissionais altamente qualificados e preparados para atender as mais complexas e diversas exigências do mercado. Seu escopo de trabalho inclui áreas como direito médico e plano de saúde, desportiva, assessoria jurídica para escolas e universidade, assessoria para empresas do Programa Prime, entre outras. Atuando com responsabilidade e comprometimento na defesa dos interesses dos clientes, as atividades do escritório estão alicerçadas na ética, transparência, integridade e excelência na prestação de serviços.