Garantia de igualdade salarial entre mulheres e homens pela Lei 14.611/2023

Lei 14.611/2023: Igualdade salarial entre mulheres e homens

Garantia de igualdade salarial entre mulheres e homens pela Lei 14.611/2023

Em 03.07.2023 fora publicada a Lei 14.611/2023 que regulamenta de forma específica a igualdade salarial entre homens e mulheres.

O que diz a Lei 14.611/2023 sobre igualdade salarial?

 

Para garantir a igualdade salarial e critérios de remuneração para trabalho de igual valor ou na mesma função, o artigo 461 da CLT fora alterado para incluir penalidade de indenização por danos morais a qualquer discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade.

Comprovada a diferença salarial, a empresa será obrigada a pagar multa no importe correspondente a 10 (dez) vezes o valor do novo salário, elevada em dobro no caso de reincidência.

As empresas com 100 (cem) ou mais empregados deverão disponibilizar de forma transparente os salários e critérios de remuneração de seus empregados através da publicação de relatórios semestrais com dados anônimos, com indicação da proporção de ocupação de cargos de chefia por mulheres e homens acompanhados de dados estatísticos sobre possíveis desigualdades de raça, etnia, nacionalidade e idade, em plataforma digital de acesso público a ser disponibilizada pelo poder executivo federal.

Canal para denúncia e plano de ação em caso de desigualdade

Cabe ainda as empresas disponibilizarem um Canal para Denúncia específica de discriminação salarial, promover e implementar programas de diversidade a respeito de equidade entre homens e mulheres.

Penalidades por discriminação Salarial

Constatada a desigualdade salarial, além de sofrer as penalidades, caberá a empresa implementar plano de ação para mitigar a desigualdade com metas e prazos, com a participação de representantes de entidades sindicais, sob pena de ter que arcar com mais uma multa de 3% da folha de salários do empregador, limitada a 100 (cem) salários mínimos.

Saiba mais

Para aprofundar seu entendimento sobre medidas voltadas para a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, não deixe de conferir nosso novo artigo sobre o “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Leia mais aqui.

Conheça Seus Direitos Trabalhistas:

Assessoria Jurídica Especializada em Direito do Trabalho

 

Se você é um trabalhador buscando proteção jurídica eficaz contra discriminações salariais ou outros problemas no ambiente de trabalho, saiba como podemos ajudar. Conheça nossas soluções jurídicas em Direito do Trabalho.

Seus direitos trabalhistas são inegociáveis