A Empresa Startup Segura – Parte 1

A Empresa Startup Segura – Parte 1

A Empresa Startup Segura – Parte 1


Autor:
Dr. Fernando Yamada
Publicado em:
18-03-2015 00:00:00
Atualizado em:
19-02-2016 21:59:06

empresa startupanálise de viabilidade jurídicaassessoria jurídicaleis nacionais e internacionais


empresa-startup

Ter um bom projeto não é o suficiente para garantir o sucesso de uma Empresa Startup. Inúmeros fatores devem ser levados em consideração, neste mercado altamente competitivo, para que as empresas possam crescer com segurança e solidez.

Em primeiro lugar, é essencial que seja efetuada uma análise de viabilidade jurídica. Começar um projeto sem esta análise pode implicar em desperdício de tempo, dinheiro e recursos com equipe e estrutura. Como exemplo, imagine colocar um aplicativo no mercado e, pouco tempo depois, sua comercialização ser proibida por violar a privacidade do usuário. É evidente o prejuízo, além do impacto negativo na imagem da empresa.

Desta forma, através da análise de viabilidade jurídica, será verificada a adequação do projeto às leis nacionais e internacionais, com a propositura de soluções e ajustes para afastar os riscos encontrados. Cabe ressaltar que esta análise deverá ser feita em conjunto com as áreas de marketing e novos negócios da empresa.

Protegendo a Empresa Startup

Em segundo lugar, é necessário proteger o projeto do uso indevido por terceiros. Para tanto, deverão ser efetuados registros de marca, patente, software ou obra intelectual, conforme as especificidades do projeto.

Uma assessoria jurídica qualificada e que trabalhe em conjunto com as áreas de marketing e novos negócios da empresa é essencial para dar segurança ao seu negócio e, consequentemente, atrair investidores.