Direito Imobiliário

Problemas com construtoras, obras atrasadas e outras irregularidades.

Muitos são os casos de pessoas que se sentiram lesadas ao adquirir um imóvel, seja pelo imóvel não ser o que esperava, itens faltantes, propaganda enganosa com relação ao anúncio publicitário, cobrança indevida de corretagem, mau atendimento no SAC, atraso na entrega do imóvel ou qualquer outra irregularidade contratual. De forma recorrente, compradores prejudicados procuram assessoria jurídica para entrar com ações indenizatórias por danos materiais e morais contra as construtoras.

 

Como evitar esses problemas?

 

Para evitar esse tipo de transtorno é possível se antecipar ao problema consultando um advogado especialista em direito imobiliário antes de adquirir o imóvel. Isso porque um especialista poderá realizar a avaliação documental do empreendimento e esclarecer dúvidas contratuais antes da assinatura. Além disso, o advogado especialista em direito imobiliário pode realizar uma pesquisa e levantamento de reclamações e processos contra a construtora de modo a orientar o cliente sobre o investimento ou não em determinado empreendimento.

 

Sabe-se que a maioria dos consumidores ainda desconhece os direitos que tem seja ligado as questões imobiliárias ou outros assuntos. Apesar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ter sido criado há 23 anos e ser um aliado dos compradores, muitos não sabem como usá-lo a seu favor e que procedimentos realizar quando se sentem lesados.

 

Taxas indevidas

 

Ter um advogado especialista em direito imobiliário à disposição é importante para evitar cobranças indevidas que costumam ocorrer em algumas aquisições de construtoras. Por exemplo, a cobrança da taxa de Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária (SATI), chamada também de taxa de despachante é considerada ilegal por especialistas em direito imobiliário por ferir o Código de Defesa do Consumidor.

 

Conhecimento em direito imobiliário

 

Os consumidores podem ficar meio perdidos ao buscar por uma construtora em meio a enorme gama de opções e construtoras presentes no mercado, devido ao crescimento e o boom imobiliário. Com a valorização dos imóveis, a cada dia surgem novas empresas dispostas a realizar construções de imóveis sem, muitas vezes, possuir a seriedade e o know-how necessário para oferecer esse tipo de serviço.

 

Em meio a tanta informação, o consumidor se sente inseguro por não possuir o conhecimento em direito imobiliário. Neste caso, é recomendável que ele busque ajuda jurídica. Ter um pouco mais de despesas nesse momento decisivo pode compensar por evitar uma dor de cabeça futura e inclusive mais gastos em decorrência de prejuízos e taxas indevidas cobradas pelas construtoras.

 

Por que contratar um advogado especialista em direito imobiliário?
• Expertise na área (direito imobiliário)
• Levantamento de informações e reclamações sobre construtoras
• Revisão contratual antes da assinatura
• Identificação de irregularidades como cobranças de taxas indevidas
• Esclarecimento de dúvidas
• Acréscimo de cláusulas